Pesquise Temas do Blog Aqui:

Translate/Tradutor:

Novidades em Educação Contemporânea:

Síntese de Alguns Aspectos da História da Educação - Prof. Jorge Schemes

História da Educação - Período Medieval


Resumo:
  • Ponto de início: doutrina da igreja católica;
  • Conhecido como o século das trevas
  • Educação conservadora;
  • Criticava a educação grega (liberal) e romana (prática);
  • Fundação da Companhia de Jesus (jesuítas).

    No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que – enquanto acolhiam os oratores (os especialistas da palavra, os sapientes, os cultos, distintos dos bellatores e dos laboratores) – eram as únicas delegadas (com as corporações no plano profissional) a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizavam-se as instituições ad hoc e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos. Práticas e modelos para o povo, práticas e modelos para as classes altas, uma vez que era típico também da Idade Média o dualismo social das teorias e das práxis educativas, como tinha sido no mundo antigo.

    Também a escola, como nós conhecemos, é um produto da Idade Média. A sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder (seja ele local ou não); as suas práticas ligadas à lectio e aos auctores, a discussão, ao exercício, ao comentário, à argüição etc.; as suas práxis disciplinares (prêmios e castigos) e avaliativas vêm daquela época e da organização dos estudos nas escolas monásticas e nas catedrais e, sobretudo nas universidades. Vêm de lá também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo da contemporânea: o papel do latim; o ensino gramatical e retórico da língua; a imagem da filosofia, como lógica e metafísica. [Fonte: Só Pedasgogia]


2 comentários:

  1. Olá professor! Estava lendo algumas coisas sobre a História da Educação. Sem dúvidas, na Idade Média, a Igreja, por meio dos seus religiosos, trabalhou, sobremaneira para o desenvolvimento de diversas áreas dos saberes. Como afirma Paolo Rossi, em "O Nascimento da Ciência Moderna na Europa", a Idade das Trevas é um mito construído pela cultura dos humanistas e pelos pais fundadores da modernidade. Até logo!

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigado por ajudar em minha pesquisa! mtu bem montado. bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!