FACULDADE
GUILHERME GUIMBALA – FGG/ACE - PEDAGOGIA
Nome
do componente curricular:
História da Educação I
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Semestre:
1°
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Carga
horária:
36 h/a
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Modalidade:
Disciplina Presencial
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Função:
Básica
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Natureza:
Obrigatória
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Professor:
Jorge Schemes
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EMENTA:
Concepções
e objetivos da História da Educação. Inter-relações da História
da Educação e sua importância para compreensão da realidade
educacional contemporânea. A história das ideias pedagógicas nos
diferentes tempos históricos e suas implicações para a pedagogia
hoje. As práticas educativas nas sociedades antigas, medievais,
modernas e contemporâneas.
OBJETIVOS:
-
Estabelecer relações entre características relevantes da Pedagogia
no decorrer dos diferentes tempos históricos e as práticas atuais.
-
Proporcionar aos acadêmicos um estudo teórico, que possibilite a
compreensão da História da Educação, relacionando-a com o modo de
organização da sociedade onde vivemos.
-
Discutir as diferentes teorias e práticas pedagógicas no decorrer
da história, estimulando um pensamento pós-crítico em relação a
educação.
-
Refletir a escola como espaço de inclusão e de compromisso com a
socialização do conhecimento.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
- A
educação na antiguidade grega: processos, práticas e saberes
educativos da sociedade e cultura grega.
- Os
ideais pedagógicos da Paideia e da Humanitas.
- Da
educação dos Sofistas a Sócrates, Platão e Aristóteles.
- A
educação no período helenístico.
- A
educação na antiguidade romana: práticas e saberes educativos.
-
Processos, práticas e saberes educativos da sociedade medieval.
- A
transmissão da cultura: da Grécia antiga à Idade Média.
- Os
grandes educadores da Idade Média.
- A
educação no período do Renascimento.
- O
Humanismo e a Reforma protestante.
- A
Contra-Reforma e a educação Católica.
- O
Iluminismo e a Idade Moderna: a pedagogia Realista.
-
História da escolarização nas sociedades modernas do ocidente.
- O
Século das Luzes: o ideal liberal da educação iluminista.
-
Aspectos da educação moderna, pós-moderna e contemporânea.
METODOLOGIA:
- Aulas
expositivas e dialogadas.
-
Trabalhos individuais, em duplas ou em equipes.
-
Seminário, debates e discussões.
-
Utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs).
-
Leituras e pesquisas.
-
Questionários, sínteses e resumos.
AVALIAÇÃO:
-
Assiduidade, pontualidade e participação em classe.
-
Trabalhos escritos.
-
Apresentação e socialização de trabalhos.
-
Relatórios, leituras e pesquisas.
-
Participação nas atividades de sala.
- Prova
escrita.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo:
Moderna, 1996.
GADOTTI,
Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São
Paulo: Ática, 2004.
REFERÊNCIAS
COMPLEMENTARES:
LOMBARDI,
José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história,
filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados,
1999.
LUZURIAGA,
Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 12a
ed. São Paulo: Nacional, 1999.
MANACORDA,
Mário. A História da Educação: da antiguidade aos nossos dias.
7a ed. São Paulo, 1999.
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