PESQUISA PERSONALIZADA

Slides das aulas de História da Educação I e II - Curso de Pedagogia da FGG/ACE

Pesquise temas do blog aqui:

Carregando...

10 de fev de 2012

Ementa da Disciplina de História da Educação - FGG/ACE - Curso de Pedagogia.


FACULDADE GUILHERME GUIMBALA – FGG/ACE - PEDAGOGIA
Nome do componente curricular:

História da Educação I
Semestre:

1°
Carga horária:

36 h/a


Modalidade:

Disciplina Presencial
Função:

Básica
Natureza:

Obrigatória
Professor:

Jorge Schemes

EMENTA:

Concepções e objetivos da História da Educação. Inter-relações da História da Educação e sua importância para compreensão da realidade educacional contemporânea. A história das ideias pedagógicas nos diferentes tempos históricos e suas implicações para a pedagogia hoje. As práticas educativas nas sociedades antigas, medievais, modernas e contemporâneas.


OBJETIVOS:

- Estabelecer relações entre características relevantes da Pedagogia no decorrer dos diferentes tempos históricos e as práticas atuais.
- Proporcionar aos acadêmicos um estudo teórico, que possibilite a compreensão da História da Educação, relacionando-a com o modo de organização da sociedade onde vivemos.
- Discutir as diferentes teorias e práticas pedagógicas no decorrer da história, estimulando um pensamento pós-crítico em relação a educação.
- Refletir a escola como espaço de inclusão e de compromisso com a socialização do conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- A educação na antiguidade grega: processos, práticas e saberes educativos da sociedade e cultura grega.
- Os ideais pedagógicos da Paideia e da Humanitas.
- Da educação dos Sofistas a Sócrates, Platão e Aristóteles.
- A educação no período helenístico.
- A educação na antiguidade romana: práticas e saberes educativos.
- Processos, práticas e saberes educativos da sociedade medieval.
- A transmissão da cultura: da Grécia antiga à Idade Média.
- Os grandes educadores da Idade Média.
- A educação no período do Renascimento.
- O Humanismo e a Reforma protestante.
- A Contra-Reforma e a educação Católica.
- O Iluminismo e a Idade Moderna: a pedagogia Realista.
- História da escolarização nas sociedades modernas do ocidente.
- O Século das Luzes: o ideal liberal da educação iluminista.
- Aspectos da educação moderna, pós-moderna e contemporânea.


METODOLOGIA:

- Aulas expositivas e dialogadas.
- Trabalhos individuais, em duplas ou em equipes.
- Seminário, debates e discussões.
- Utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs).
- Leituras e pesquisas.
- Questionários, sínteses e resumos.

AVALIAÇÃO:

- Assiduidade, pontualidade e participação em classe.
- Trabalhos escritos.
- Apresentação e socialização de trabalhos.
- Relatórios, leituras e pesquisas.
- Participação nas atividades de sala.
- Prova escrita.


REFERÊNCIAS BÁSICAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2004.



REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados, 1999.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 12a ed. São Paulo: Nacional, 1999.

MANACORDA, Mário. A História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 7a ed. São Paulo, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!