Trabalho
de História da Educação II 2ª Parte
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO –
ACE
FACULDADES GUILHERME GUIMBALA – FGG
CURSO DE PEDAGOGIA – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: JORGE SCHEMES
TRABALHO DE PESQUISA – 2ª Parte
Requisito 01:
O trabalho é individual e deve ser
manuscrito.
Referência Bibliográfica para
Pesquisa:
CAMBI, Franco. História daPedagogia. São Paulo; UNESP, 1999, págs. 85 a 192.
1.
Quais foram os impactos da cultura helenística em Roma e o que mudou na
pedagogia?
2.
Defina as características da “humanitas”
(Paidéia) para os seguintes filósofos: a) Cícero. b) Varrão. c) Quintiliano. d)
Epicteto. e) Sêneca. f) Marco Aurélio.
3.
Quanto aos graus, quais as características da escola em Roma?
4.
Quanto às classes sociais, como estava dividida a escola em Roma?
5.
Descreva como foi a relação de poder entre a cultura pagã e a cultura cristã, e
como isso afetou a educação.
6.
Descreva a nova Paidéia Cristã e como era o seu currículo.
7.
Defina como era a nova Paidéia Cristã dos seguintes filósofos: a) Tertuliano. b)
Clemente e Orígenes. c) Padres Capadócios. d) Jerônimo.
8.
Descreva as características do Monasticismo como uma escola a serviço de Deus.
9.
Quais papéis a cultura cristã atribuiu à família, à mulher e à infância?
10.
Descreva a pedagogia de Santo Agostinho.
11.
Qual o modelo da escola na Idade Média e o que mudou hoje?
12.
Qual a concepção de Homem e de mundo no período medieval e como isso afetou a
educação Ocidental?
13.
Quais as características da educação na Alta Idade Média?
14.
Quais as características da Baixa Idade Média e suas implicações na educação?
15.
Descreva os principais efeitos históricos e filosóficos da Idade Média para a
época Moderna.
16.
O que foi a Escolástica?
17.
Sintetize o pensamento dos seguintes filósofos: a) Abelardo. b) Hugo de
Saint-Victor. c) Tomás de Aquino. d) Boaventura de Bagnoregio. e) Francisco
Petrarca. f) Dante Alighieri.
18.
Assista o filme: “Lutero” e faça um breve relatório, destacando aspectos relacionados
ao contexto cultural e educacional da época.
19.
Assista o filme: “Marco Polo”, ou o filme: “Em Nome de Deus” (Heloísa e
Abelardo) e faça um breve relatório, destacando aspectos relacionados ao
contexto cultural e educacional da época.
Requisito
02:
O trabalho deve ser entregue até a
penúltima aula do Bimestre, em mãos, em sala de aula para o professor. Após a
data estabelecida o trabalho não será mais aceito.
Avaliação:
O trabalho completo valerá 20 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!