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Novidades em Educação Contemporânea:

Síntese de Alguns Aspectos da História da Educação - Prof. Jorge Schemes

Linha do Tempo da História da Educação no Brasil

Ementa da Disciplina de História da Educação II - Curso de Pedagogia da FGG/ACE

Nome e código do componente curricular:

História da Educação II

Semestre:


Carga horária:

36h/a

Modalidade

Disciplina
Função:

Básica
Natureza:

Obrigatória
Pré-requisito



EMENTA

Estudo analítico do processo educativo, com ênfase nas sociedades modernas e contemporâneas. Destaque às organizações educacionais, às perspectivas pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em sua relação com os diversos contextos históricos e sociais.


OBJETIVOS

Capacitar o acadêmico a compreender a historicidade própria das instituições pedagógicas, com ênfase nas relações entre práticas escolares e acervo de conhecimento, escolarização e processos sociais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os Grandes Marcos da época Contemporânea;
Tendência Psicológica; Tendência Tecnológica; Tendência Sociológica.
As principais transformações sociais  e econômicas na segunda metade do século XIX e a educação / Anarquismo e Educação / Os anos 20 e o movimento de “renovação” educacional / A Revolução de 30 e a educação: principais iniciativas governamentais Educação e confronto político nos anos 30 / O manifesto dos Pioneiros da Ed. Nova;
A Companhia de Jesus e a Coroa portuguesa / A crise da sociedade ocidental (1914-1945) e as novas perspectivas educacionais: escovalismo, Dewey, Montessori, Makarenko, Vygostky, Neil, Piaget, Freinet, Skinner, etc;/ A crise da sociedade ocidental e o Brasil: a “Era Vargas” e a organização do sistema educacional;
•  “Século de Ouro” e o racionalismo clássico: Descartes e a pedagogia da inteligência; A ilustração como projeto educacional ;/Tradição e inovação na educação do século XIX;
Alguns dilemas da educação contemporânea; A educação do mundo atual.
Estratégias: Debates;Seminários; Dramatizações;Trabalhos em grupo;
•  Produção de textos; Filmes; Livros e apostilas;

AVALIAÇÃO

Prova escrita e avaliação dos trabalhos de leituras e participação nos debates;
Trabalhos de pesquisa; Assiduidade;
Considerar: - Aproveitamento: Dar realce aos aspectos qualitativos da produção, teste e produção de textos. Apresentação das aulas de simulação. (individual ou em grupo); - Participação: relacionada à execução das tarefas propostas, à comunicação em sala de aula em cada encontro extra-classe; - Freqüência: e pontualidade às aulas e a realização das tarefas nas datas previstas. Organização do material recebido;


REFERÊNCIAS BÁSICAS

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Série Educação. 8ª ed.São Paulo:  Ática, 2001
LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da educação no Brasil: De Pombal a Passarinho. 2ª ed. ª ed. Rio de Janeiro: Editora Brasília.


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AZEVEDO, Janete M. L. de. A Educação como política Pública. Campinas: Autores associados, 1997.
BRANDÃO, Zaia (org). A Crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo:Cortez, 1996. (Col. Questões da Nossa Época; v.35)
DIEHL, Astor Antonio. Cultura Historiográfica Brasileira: década de 1930 aos anos 1970. Passo Fundo: UPF Editora, 1999.
ENGUITA, Mariano F. A face Oculta da Escola: Educação e tranalho no Capitalismo. (Trad. Tomaz Tadeu da Silva). Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Cidadania e Formação Técnico-Profissional: desafios neste fim de século. IN; SILVA, Luiz Heron (org) Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
MANACORDA, Mário A. História da Educação: da Antigüidade aos nossos dias. 7 ed. São Paulo, Cortez, 1999.
SACRISTAN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. 4 ed. Artes Médicas, 1998.